Divulgação do Curso de Extensão: Praticando a Prática de Campo

4 DE JUNHO DE 2012

Período do Curso: 18 de junho a 08 de julho.
Público-Alvo: Alunos EAD – Pedagogia.
Coordenador: Prof. Dr. Marcio Jose Ornat (DEGEO).
Abertura das Inscrições: 04 a 10 de junho. ( Efetuar Inscrição )
Deferimento das Inscrições: 11 a 13 de junho. ( Consultar Situação )

Resumo do Curso:
O presente curso de extensão tem por objetivo possibilitar a elaboração de reflexões direcionadas a atividade de campo na prática docente. A atividade de campo como uma atividade a ser disseminada na educação básica se coloca-se como de grande importância, mesmo que na pratica docente real, isto não seja visualizado. Algumas considerações são utilizadas para o não tratamento desta possibilidade, como a dificuldade para deslocar os alunos, a deficiência na formação acadêmica, a insatisfação com as políticas públicas voltadas à Educação, etc. Não existe um sistema moderno sem aulas práticas, isto contando para as várias disciplinas. As aulas práticas ou a prática de campo não significa ir para um laboratório fechado, mas trabalhar com realidades in loco (ou seja, no local), não necessitando, via de regra, de muito recurso no desenvolvimento desta atividade, pois a realidade a ser estudada pode estar ao lado da escola. O campo propicia aos estudantes nas escolas um senso de integração dos processos da natureza e sociedade, e a percepção desta como um todo, e não suas partes isoladas. Devido a isto, a atividade de prática de campo ganha fundamental importância como uma experiência integradora dos conhecimentos geográficos. Assim, objetivamos com o presente curso de extensão construir propostas que buscam praticar a prática de campo a partir das próprias experiências contidas no cotidiano docente em sala de aula. O trabalho de campo pode ser implementado desde as séries do ensino fundamental como recurso aos professores, partindo-se da ideia de produção do conhecimento baseado na realidade e no cotidiano do aluno. A visão de mundo do aluno é incorporada ao processo de aprendizagem, que está associado a uma leitura crítica da realidade e ao estabelecimento da relação de unidade entre a teoria e a prática. Quando se trabalha a prática de campo a luz destas orientações junto aos alunos, ensina-se que a ciência vê o mundo a partir de métodos de investigação. Pesquisar é o fundamento de se buscar, aprendendo-se o tempo todo. Nesta postura educar e praticar o campo é ensinar a problematizar a realidade.